Gestão Integrada de Facilities 2014

“Gestão Integrada de Facilities” encerra eventos de 2014 da CoreNet


Com uma síntese de um dos temas abordados no
Curso de Gerenciamento de Ativos Imobiliários, que oferece certificação MCR - Master Corporate Real Estate, Milton Jungman, diretor de Workplace da Accenture para América Latina, também professor e um dos coordenadores do curso, esteve à frente do último encontro de 2014 da CoreNet, realizado no dia 27 de novembro, na Steelcase Worklife Center, em São Paulo.

O profissional, que atua ainda como presidente da CoreNet Global Brasil, abordou questões ligadas à gestão integrada de facilities, apresentando, inclusive, um vídeo que caricaturiza a função do facility manager. Segundo ele, os custos de Real Estate são, basicamente, compostos por três pilares: aluguel (quando for o caso), operação do imóvel e depreciação de investimentos.

Conforme o palestrante, a área de gestão das transações imobiliárias gerencia o aumento ou diminuição do número de imóveis, enquanto a gestão de projetos gerencia a implementação ou alteração de sites, respectivas obras, tais como construções, reformas e instalações. Já o gerenciamento de facilidades, corresponde à gestão das operações internas.

Milton destaca que, ao analisar as três categorias, é possível identificar dois tipos de funções muito diferentes - Projetos e Operações, que nestes três pilares se distribuem da seguinte forma: Real Estate & Transaction Management (Gerenciamento de bens e transações ) – responsável por buscar o imóvel ideal para o negócio, negociar a aquisição (aluguel ou compra) e em seguida gerenciar  respectivos pagamentos (esta função possui tanto atividades de projetos, como operacionais) – e  Project Management, a qual assume o papel de gerenciar o projeto de um novo site, que inclui desde a definição do site até a gestão da respectiva obra e Facilities Management, a operação do empreendimento.

Para ele, um dos grandes desafios da gestão de facilities é capacitar-se tanto para a gestão na área de projetos, como no setor de gestão de operações, características muito diferentes entre si e que tornam a profissão do Facilities Manager bem mais complexa que muitas profissões ligadas à administração. “O edifício tem que ser visto como um equipamento gerador de serviços e resultados, que busca satisfação do cliente, com conforto e produtividade”, ressaltou.

 




 
Conceitos de Projetos e Operações, assim como exemplos de como medir serviços também foram expostos na apresentação, que destacou, ainda, questões atuais e estratégicas voltadas aos profissionais do mercado imobiliário corporativo.

 

SERVIÇO:

Os interessados em participar da próxima turma do Curso de Gerenciamento de Ativos Imobiliários, que terá início no começo de 2015, devem entrar em contato com a CoreNet, através da profissional Zizi Rodrigues – brasilchapter@corenetglobal.org/ (11) 9 5142-0009.