Retrofit na visão do investidor

Com 15 anos de experiência no mercado corporativo brasileiro e internacional, o CEO da Pylos Brasil, Sergio Negro, trouxe para o business lunch da Corenet, no dia 25 de junho, dois cases que relatam as vantagens do retrofit sob o ponto de vista do investidor. À frente da incorporadora, o executivo apresentou aspectos importantes de dois edifícios comerciais, com diferentes desafios, que foram retrofitados no Rio de Janeiro, sendo um deles localizado na Zona Portuária da cidade e outro no bairro Botafogo.


Segundo Negro, uma das coisas que tem levado sua equipe a investir neste tipo de técnica, que envolve ações de modernização e readequação de instalações, é a possibilidade de entrar em alguns projetos públicos de requalificação e intervenção urbana com um ciclo comercial menor de compra e venda de imóvel. “Dificilmente conseguiríamos competir com outras empresas maiores, que teriam capacidade para um ciclo mais longo de projeto”, destacou o arquiteto sobre o edifício da Zona Portuária.

Com relação à obra da região do Botafogo, a grande vantagem do retrofit foi o preço do imóvel, adquirido por um valor mais acessível que o do próprio terreno em que está localizado o prédio, além do fluxo de caixa específico do projeto.


Para ele, neste tipo de processo, a questão estrutural deve ser vista com muita seriedade. Nos cases apresentados, ele mencionou que os edifícios foram totalmente refeitos, como se fossem novos, sendo necessários testes de cargas, reforço de pilares, demolição de lajes, entre outras medidas. “Temos como premissa da empresa que o custo é sempre maior que o de um prédio novo, até porque há muitas surpresas ao longo da obra”, menciona. 

Mesmo assim, ele explica que, para a Pylos, o retrofit gera um valor agregado significativo para avaliação dos imóveis no mercado. As obras são divididas em duas etapas, onde primeiro é concluída a fachada, que tem um efeito quase automático para atrair a venda do imóvel e, em seguida, é concluído o restante do projeto. “O retrofit não é um produto formatável e repetitivo, mas sim casuístico. Nem sempre a aprovação da obra é mais rápida que a de um prédio novo”, orienta.

Sobre a Corenet Global

A Corenet é a única associação voltada a profissionais que atuam no mercado imobiliário corporativo, com mais de 7 mil membros lidando com valores acima de U$ 1,2 trilhão em imóveis no mundo inteiro. No Brasil, cerca de 100 associados integram esta rede global dinâmica e inteiramente avançada de gestão imobiliária corporativa, que reúne profissionais que geram valor estratégico para suas empresas.
Além disso, a entidade dispõe do curso “Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos”, em parceria  com a FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI), o qual integra a Certificação Internacional Master  of Corporate Real Estate (MCR), conferido pela Corenet Global. 


A entidade tem como foco facilitar o networking, compartilhando conhecimentos na Ásia, Pacífico, Europa, Oriente Médio, África, América Latina e América do Norte.