Gestão de Facilities - Arenas Esportivas

A instalação de novas arenas esportivas para a Copa do Mundo em diversos estados brasileiros gerou nos últimos anos muitas discussões, tendo em vista os grandes investimentos para a realização dos jogos no Brasil. Para que seja possível atender as necessidades do evento e suportar o futuro das arenas, é preciso colocar em prática diversas diretrizes ligadas a modelos de gestão adequados para suprir as demandas operacionais, comerciais e financeiras dos empreendimentos.

 

Neste sentido, a Corenet Brasil, única associação voltada a profissionais que atuam no mercado imobiliário corporativo, promoveu no dia 24 de abril uma palestra sobre gestão de facilities em arenas esportivas, segmento ainda pouco explorado no país. O gerente de Suprimentos e Gestão de Ativos, Luciano Ferraz, foi convidado para relatar as principais estratégias envolvidas neste tipo de negócio, através de sua experiência na Gestão da Arena Porto Alegrense.

 

Segundo ele, o gerenciamento de estádios não é exatamente igual, mas assemelha-se, em determinados momentos, com a administração de um prédio corporativo, de um shopping, de uma indústria e até mesmo de um hospital.

 

Ele orienta que é preciso estudar a estrutura da arena e o melhor modelo de desenvolvimento. Neste sentido, é papel do profissional de facilities pensar em como formar e treinar a equipe que estará atuando na estrutura e ter em mente os riscos e o controle de multidões que estão envolvidos neste tipo de contrato, já que 60% dos problemas que surgem neste tipo de ambiente estão ligados a fatores externos.

 

Para isso, é fundamental que a funcionalidade da operação de facilities seja baseada em uma gestão transparente com suporte funcional e coordenação de temas. Conforme Luciano, é preciso pensar em vários cenários e ter bem definido o escopo de trabalho. Tudo deve ser pensado antecipadamente como prazos, valores e impactos de todos os serviços e operações, sendo necessário um checklist de todas as atividades por evento.

 

Ao mesmo tempo, o profissional destaca que a flexibilidade no atendimento é primordial, tendo em vista que toda contratação deverá ter suporte para a diversidade e imprevistos nos estádios. “Uma arena não vive só de jogos, é preciso um rotina de eventos”, diz.

 

Condições para que os estádios tenham segurança, ofereçam uma quantidade mínima de vagas nos estacionamentos e estejam adequados aos serviços de Catering (serviço de comidas e bebidas para um determinado número de pessoas em locais remotos) foram alguns dos pontos abordados pele encontro como exigências da FIFA (Federação Internacional de Futebol) para que os jogos no Brasil atendam o mercado mundial.

 

O próximo evento da Corenet será realizado no dia 25 de maio, às 12h30 e abordará a sustentabilidade no mercado imobiliário corporativo. Mais informações: brasilchapter@corenetglobal.org

 Fonte: AGÊNCIA DPI