Fundos Imobiliários

Certificação Green Belt em metologia Six Sigma aplicada a Corporate Real Estate

Profissionais do mercado imobiliário corporativo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre questões voltadas a certificações em Six Sigma aplicadas ao setor de Corporate Real Estate através do tema “Six Sigma e CRE-FM: Um painel sobre a importância da certificação profissional”, apresentado no dia 28 de abril no evento mensal da CoreNet, promovido no Auditório da Gocil, em São Paulo.

O encontro foi mediado pelo diretor da CoreNet, Carlindo Macedo, e contou com a apresentação do professor Dr. Álvaro Azevedo Cardoso, do CEO do site Six Sigma, Clóvis Bergamo, da senior manager Giselle Sarraf (CBRE) e do presidente da CoreNet Brasil, Milton Jungman.

Foram abordadas questões voltadas ao Six Sigma e à gestão dentro das empresas com relação à aplicação de um consagrado conjunto de técnicas e ferramentas para otimização de processos, redução de custos e melhoria da qualidade em CRE-FM.

De acordo com Clóvis Bergamo, CEO do site Six Sigma, nos próximos três anos os profissionais terão que fazer a diferença para reduzir custos operacionais, tendo em vista a preocupação dos executivos com os resultados financeiros que podem ser oferecidos. “E a tecnologia é uma forma de ter esse diferencial no mercado, pois os resultados são naturalmente mensurados e naturalmente robustos”, destaca.

Clovis é o criador do site Six Sigma Brasil, que traz informações relevantes sobre treinamentos, fóruns, artigos, eventos, entre outros relacionados à Six Sigma. “A melhor forma de eliminar o ruído organizacional é através de uma metodologia adequada. Você aprende uma nova linguagem de negócios que levará a entender como o executivo pensa”, diz.

Para o professor Álvaro Cardoso, especialista na área de qualidade, é preciso fazer uma gestão adequada para que aquilo que foi estabelecido seja cumprido, com foco em um programa de melhoria contínua. Ele ressaltou a atenção especial que deve ser dada à ocupação de imóveis corporativos, sob o aspecto da sua utilização eficaz, por meio de projetos para otimização dos espaços. “Essa visão torna a área de Corporate Real Estate diferenciada. É preciso um estudo constante de melhorias com aplicação de conceitos estatísticos no dia a dia”, acrescentou.

Para relatar a aplicação prática de conceitos da metodologia Six Sigma, a senior manager Giselle Sarraf destacou números relevantes das organizações que atende na América Latina. Segundo ela, a média de economia registrada é de 25%.

Em um dos projetos que foram implantados do Brasil e que conta com a metodologia Lean Six Sigma para gerenciamento da manutenção de equipamentos, a redução de custos foi de 10%. “Hoje o controle ficou fantástico, mais organizado, e temos dados para mostrar ao cliente. A redução de horas extras chega a 90%, agregando valor a todos os envolvidos”, mencionou a executiva.

Na opinião do presidente da CoreNet Brasil, Milton Jungman, a aplicação de metodologias contribui diretamente na conquista da credibilidade do setor de Real Estate no mercado brasileiro.

Ao final, Carlindo Macedo destacou que a CoreNet Global está lançando um curso de certificação Green Belt em Six Sigma com aplicação prática e específica para a atividade de Corporate Real Estate. Os interessados devem entrar em contato com a associação, através do telefone: (11) 95142 00 09 e do e-mail: brasilchapter@corenetglobal.org