Gerenciamento de Projetos

Experiências em gestão de projetos corporativos são compartilhadas com associados da Corenet

Gerenciar o projeto de um grande empreendimento imobiliário não é tarefa fácil, ainda mais quando, ao longo da execução da obra, surgem mudanças significativas, como a alteração do perfil de um projeto inicialmente idealizado para ser monousuário e que se torna multiusuário. Os desafios enfrentados nestes tipos de situações foram apresentados no encontro de julho da Corenet, que abordou o tema “Gestão de Projetos em Corporate Real Estate”.

Realizado na sede da empresa John Richard, no dia 23 de julho, o evento reuniu profissionais de Real Estate e Facilities que puderam conhecer um pouco mais sobre cases apresentados por Helcio Asche, superintendente de Engenharia, Arquitetura e Operação Predial da BSP Empreendimentos Imobiliários, e Roberta Deák de Aguiar, diretora de Edificações Privadas e Indústrias da Concremat Engenharia.

O bate-papo foi iniciado pela apresentação do executivo Helcio Asche que falou sobre questões voltadas ao gerenciamento da obra do “Bradesco Alpha Building”, o qual entrará em operação em setembro de 2015, em Alphaville, na cidade de Barueri (SP), após cinco anos e meio de projeto. Para o empreendimento, desenvolvido para ser a sede da Bradesco Seguros, foram selecionadas as mais modernas soluções a serem aplicadas ao longo da vida útil do edifício.

Roberta Deák de Aguiar também abordou a experiência no acompanhamento da obra do Bradesco Alpha Building, onde foi necessária a segmentação da obra enquanto se desenvolvia a nova versão do projeto como edifício multiusuário.

Inicialmente, a executiva fez uma explanação conceitual sobre a aplicação de metodologia (PMI) para o gerenciamento do empreendimento. Entre os desafios técnicos, Roberta citou as dificuldades para a escavação de seis subsolos em uma área rochosa, que exigiu uma logística diferenciada de concretagem no terreno. Segundo ela, foi necessário buscar soluções de instalações mais eficientes para não causar impactos nos prazos da obra, um cuidado especial com o atendimento dos padrões de segurança também foi uma questão importante da obra, assim como as alternativas para driblar o possível risco de indisponibilidade de energia na região.

A profissional da Concremat Engenharia mencionou ainda outros exemplos de gerenciamento de projetos em Corporate Real Estate voltados a reformas, mudanças de layouts e de conceitos de obras em áreas ocupadas de diferentes organizações que exigiram uma logística diferenciada, planejamento e boa comunicação entre as equipes envolvidas, conforme definições de novas necessidades apresentadas por seus clientes durante as obras.