Palestrantes internacionais compartilham experiências sobre Economia Circular

Palestrantes internacionais compartilham experiências sobre Economia Circular

Em maio, a Corenet promoveu um evento especial para profissionais do mercado imobiliário corporativo que abordou questões ligadas à Economia Circular, um conceito ainda pouco explorado no Brasil e que pode contribuir com a evolução do setor de Real Estate.  

Casper Jorna, que atua como Global Business Lead na Ellen MacArthur Foundation, entidade precursora da disseminação do tema em escala mundial, esteve entre os especialistas convidados para o encontro. 

Segundo ele, uma Economia Circular, em contraste com o modelo linear de hoje, baseado nos princípios de “extrair, transformar e descartar", pretende dissociar cada vez mais a produção a partir do consumo de recursos finitos, com ênfase em manter produtos e materiais em seu mais alto valor e utilidade em todos os momentos.  

“O conceito de economia circular está ganhando atenção mundial crescente, graças às oportunidades que ele oferece para trazer resistência aos negócios e na economia, por exemplo, por redesenhar produtos e modelos de negócio e construir novas relações com os clientes, aproveitando a tecnologia para aumentar a utilização de ativos e a mudança para energias renováveis”, ressaltou Casper Jorna.

O evento contou também com a participação de Ignasi Cubinã, co-fundador da Econ Intelligent Growth Consultoria, que mostrou a importância de uma agenda eficaz e de valor voltada à implementação da Economia Circular no mercado imobiliário.  

Conforme Cubiña, o conceito de Economia Circular pode ser concebido e alimentado pela técnica Cradle to Cradle - sistema produtivo circular “do berço ao berço”, onde não existe o conceito de lixo - gerando valor tangível e uma agenda positiva para fomentar e reter valor para todos os envolvidos no processo. 

“Minha percepção é de que o Brasil não pode perder a oportunidade de desenvolver uma agenda efetiva de Economia Circular que faça do país e das companhias brasileiras uma força motriz para a mudança positiva em todos os seus segmentos. Países isolados não podem prosperar em uma economia moderna, especialmente enquanto ainda operam em um sistema linear. A inovação local deve permitir que o Brasil se torne mais resistente e justo ao impulsionar a abundância no longo prazo”, finalizou Ignasi Cubinã.