CoreNet Brasil, GAS e DOW discutem inovações e tendências do mundo corporativo

Dando continuidade a seu ciclo de palestras de 2018, a CoreNet Brasil realizou no dia 18 de abril um evento em dobro. A entidade uniu-se ao Grupo de Administradores de Serviços (GAS) e à multinacional DOW para promover a discussão de inovações que vêm impactando o universo do Corporate Real Estate global e brasileiro.

A manhã de palestras foi iniciada com a apresentação de cases da DOW, empresa que sediou o evento. A primeira novidade apresentada foi a iniciativa da multinacional no desenvolvimento de uma horta sustentável no roof top do edifício que ocupa no complexo Rochaverá, na região da Av. Nações Unidas, em São Paulo. A apresentação expôs os desafios na implantação e as contribuições do projeto para mitigar impactos gerados pelo edifício na natureza, representada por iniciativas como a reciclagem de lixo orgânico, a produção de alimentos utilizados no restaurante da empresa e a diminuição do CO2 emitido. Incorporada ao dia-a-dia da empresa, a horta da DOW traz ainda outras vantagens indiretas para a companhia e também para a sociedade, como o estímulo à agricultura familiar, o desenvolvimento da horticultura em comunidades carentes, a diminuição da poluição e a facilitação para conquista de títulos importantes como LEED certification.

Outro case da DOW discutido foi o de outsourcing da empresa no Brasil. Um dos pontos altos da apresentação envolveu as adaptações implementadas pela multinacional no País para atender de forma produtiva e estratégica as áreas do "core business" da DOW, promovendo redução de custos e o aumento geral da produtividade, um exemplo valioso para profissionais de diversas áreas do mundo corporativo, em especial de facilities management.

 

IoT no Real Estate

A segunda parte do "evento em dobro" promovido pela Corenet dedicou-se a um tema inovador na área do Corporate Real Estate: a internet das coisas. Os empresários da One Touch destacaram as iniciativas já desenvolvidas pela empresa em edifícios corporativos, abarcando experiências que envolvem sensores que realizam leitura de ambientes, interagem e se conectam a necessidades dos usuários. Para os palestrantes, é fato que vêm sendo realizado um alto investimento por parte das empresas em IoT, o que implica em ganhos como a melhora da gestão, a agregação de valor, aumento de produtividade, redução de custos, entre outras vantagens.

Por fim, o integrante do corpo gestor da CoreNet Brasil, Walter Palacio, e também CEO e sócio-fundador da CORE - Workplace Experts, concluiu o debate expondo aplicações atuais da IoT na automação predial, apresentando soluções, ferramentas e tecnologias disponíveis capazes de gerar impactos positivos e qualidades em empreendimentos. Palacio explicou que o caminho para a real incorporação da IoT nas empresas envolve a customização e a definição de pacotes específicos de automação para cada companhia, com valores comprovados de experiência dos usuários, ganhos para times, melhora de sistemas, reposição mais inteligente de insumos e redução de custos. O empresário defendeu ainda que os sistemas de IoT ficarão mais baratos no futuro, na medida em que ocorrerem mudanças de comportamento e for comprovada a geração de valor para a empresa através da IoT.

Para o presidente da CoreNet Brasil, Renato Fusaro, a discussão de temas inovadores no Real Estate é uma missão importante abraçada pelo capítulo brasileiro da CoreNet, que possui reflexos produtivos para os profissionais da área. "Como vimos na palestra sobre IoT, o mundo mudou radicalmente nas ultimas três gerações. Nós da CoreNet precisamos trazer cada vez mais temas e formatos inovadores. Em apenas um evento tivemos três temas interessantes e relevantes, de áreas distintas como sustentabilidade, outsourcing e IoT", diz Fusaro.