CoreNet aborda valorização de imóveis corporativos através do retrofit

Em encontro promovido pela CoreNet no dia 09 de novembro na nova sede da empresa iFood, em Osasco (SP), profissionais de Real Estate e Facilities tiveram a oportunidade de visualizar os benefícios proporcionados pelo retrofit na valorização de um empreendimento.

A técnica do retrofit, que significa "colocar o antigo em forma" - retro do latim "movimentar-se para trás" e fit do inglês, “adaptação, ajuste”-, tem sido muito utilizada na última década pelo mercado imobiliário corporativo, evidenciando que trata-se de uma alternativa de sucesso para muitas organizações.

O case da nova sede da iFood, empresa que atua no ramo de entrega de comida pela internet, foi executado pela IT'S Informov, pioneira na implantação de projetos corporativos, por meio do Sistema Turnkey Informov, que consiste em assumir integralmente uma obra, do projeto arquitetônico à entrega das instalações, em condições de pleno funcionamento, por meio de em um único contrato.

A proposta para o empreendimento da iFood, entregue em meados de maio de 2018 após 84 dias de obras em 4.866 m², evidencia inúmeras melhorias com a transformação de um espaço construído na década de 50 que hoje traduz o espírito jovem e inovador da companhia que está há sete anos no mercado.

O imóvel conta com uma área totalmente colaborativa e os demais andares apresentam layout moderno com diversidade de espaços. Para o retrofit foi feito todo um trabalho de definição do workplace, onde foram avaliadas questões relacionadas à refrigeração do ambiente, teto, piso e, em especial, à fachada - que passou a contar com uma marquise de estrutura metálica.

Também houve a implantação de paredes duplas e divisórias para o conforto acústico, pintura com efeito de mármore, instalações elétricas, entre outros inúmeros pontos que estiveram focados em proporcionar a integração do espaço interno ao ambiente externo.

A IT'S Informov atuou durante todo o projeto com o conceito de “obra limpa”, efetuou o reaproveitamento de resíduos e a venda de sucatas. Durante a visita ao empreendimento, os profissionais convidados pela CoreNet puderam ver as peculiaridades do espaço corporativo da iFood que, a título de curiosidade, nomeou suas salas de reuniões com diferentes tipos de pratos da culinária regional, como “baião de dois”, “feijoada” e “moqueca”.

De acordo com o diretor comercial da IT'S Informov, Murilo Toporcov, o retrofit é mais comum em países da Europa e nos Estados Unidos, enquanto no Brasil ainda há muito questionamento sobre o investimento para este tipo de projeto.

“Às vezes você viaja para o exterior e vê prédios maravilhosos e nem imagina que foram retrofitados e aqui, muitas vezes, as pessoas se assustam com o preço e questionam se valerá a pena. É exatamente esse trabalho que nós da IT'S Informov fazemos: propomos um design com a arquitetura, uma solução técnica com a engenharia e vê a viabilidade técnica de implantação”, explica.

Sobre os principais desafios encontrados no retrofit, Murilo cita que em um projeto para um prédio novo é possível saber tudo o que será feito, enquanto em um imóvel antigo são descobertas novas necessidades no meio do caminho. “Nossa proposta é de obra de turnkey. Informamos o quanto será o custo e qual será a data de entrega, mas no meio das demolições vão surgindo novos desafios para cumprir aquilo que se prometeu”.

Neste sentido, o diretor comercial da IT'S Informov enfatiza os cuidados com este tipo de obra. “Há certas operações que, por segurança e questões técnicas de engenharia, temos que ser extremamente cuidadosos em todas as fases do processo e não apenas pensar em ganhar tempo”.

Hoje a sede da iFood tem personalidade e representa um novo polo tecnológico. “Todos que vieram para cá estão encantados com o resultado. Percebemos que a oportunidade do retrofit funciona muito bem, principalmente se você quer algo diferenciado como este prédio que é aberto, em contato com a natureza, evidenciando aquele ‘jeito de casa’, que traz qualidade de trabalho, bem-estar e áreas de jogos para ter um momento de descompressão. O novo público, o jovem, busca isso no mercado de trabalho. Tem que ter toda essa sinergia e diversidade de espaços para proporcionar o bem-estar”, finaliza o executivo.