Após longo período de recessão economista traz previsões otimistas para profissionais de Real Estate

Com a proposta  de  uma palestra otimista sobre as tendências macroeconômicas para o mercado brasileiro, o economista Luiz Gustavo Medina foi o convidado especial do primeiro evento de 2017 da CoreNet. Segundo ele, depois de três anos difíceis para os negócios em geral, é possível esperar uma direção positiva para o futuro. 

Em um bate-papo descontraído, promovido no dia 23 de março, no edifício Tower Bridge, em São Paulo, Teco Medina, como é conhecido, resgatou números das últimas décadas, mencionou questões políticas e econômicas e ressaltou que os últimos três anos representaram a maior recessão da história do país. “Além do pior já ter passado, podemos ter coisas muito interessantes pela frente”, acredita.

Na visão de Medina, a estimativa é de que a retomada de crescimento no setor de Real Estate ainda deve ser mais lenta, tendo em vista que trata-se de um segmento de depende muito de crédito. “Mas a boa notícia é que, pela primeira vez na nossa história, teremos juros sustentáveis de um dígito e isso faz muita diferença no tamanho de financiamento e na tomada de decisão de você se endividar. Na hora que o crédito voltar para as pessoas será uma  somatória muito boa para o setor”, menciona. 

O economista falou dos desafios do atual governo em estabilizar e reduzir a dívida pública, citando a Reforma da Previdência, a PEC dos Gastos, a abertura para o capital estrangeiro e privado, os investimentos em infraestrutura, entre outros pontos que têm repercutido no cenário brasileiro nos últimos meses.

Medina citou ainda possíveis ameaças para o novo ciclo de crescimento, entre elas o surgimento de um novo problema político até 2018; alguma grave crise na China ou, até mesmo, a possibilidade do governo acomodar-se com dois anos de crescimento e deixar de lado a agenda necessária para manter o ritmo de crescimento esperado.

O economista reforçou que há muitas razões para acreditar que os próximos dois anos serão melhores e que o cenário deve ser de crescimento dentro de seis a oito anos.  

Sobre o palestrante: Teco Medina é formado em Finanças pelo Insper e trabalha há 16 anos no mercado financeiro. É autor dos livros ''Investindo em Ações - Os primeiros passos'', “Investindo sem Erro”, e "Investindo no Futuro". Foi controller da Luandre - Soluções em Recursos Humanos e hoje atua como palestrante e co-apresentador dos programas da CBN ''Fim de Expediente'', "Hora de Expediente" e "Call de Abertura".

Coquetel.jpg Palestra_Teco_CoreNet08.jpg
Palestra_Teco_CoreNet10.jpg Zizi_e_equipe.jpg