Accenture Workplace Model

Modelo de Workplace da Accenture é divulgado a profissionais de Real Estate e Facilities

Tendo como um de seus drivers o foco em inovação, a Accenture, umas das empresas líderes de consultoria de alto nível, que implementa sistemas e soluções de tecnologia, bem como serviços de outsourcing, investe em um modelo diferenciado para o ambiente de trabalho de seus mais de 323 mil colaboradores, que atuam em 56 países. Somente na América Latina, dispõe de 114 mil metros quadrados de escritórios e, diariamente, tem como desafio a otimização e flexibilidade de seus espaços corporativos.

O modelo da área de Workplace da companhia foi apresentado no último encontro da Corenet, por Fernando Miyoshi, Workplace Manager da Accenture. Segundo ele, o departamento tem o objetivo de ser uma área de suporte, que consulta os demais setores internos para promover as melhores soluções.

“Nosso modelo vê o profissional de Real Estate, o facilities, de uma forma sistemática, usando a tecnologia para ter a governança de forma corporativa. Não adianta fazer um mega investimento e não ter a manutenção necessária”, destacou Fernando Miyoshi.

Conforme o executivo, a tecnologia tem sido a grande aliada para explorar o ambiente de trabalho de forma leve e flexível, melhorando, assim a performance dos negócios e o gerenciamento de custos. “A redução de custos só é possível através da inovação. Quanto maior a empresa, maior a governança dos nossos processos”.

A companhia tem a política de não utilizar postos de trabalhos fixos. Seja no escritório, em casa ou em visita aos clientes, os colaboradores da Accenture contam com ferramentas adequadas para que sua produtividade seja estimulada. A condição tem sido favorável especialmente para quem atua em grandes metrópoles, como a cidade de São Paulo. Sair mais tarde de casa e fugir do trânsito caótico estão entre os fatores positivos para este tipo de prática.

Outro ponto importante abordado no encontro da Corenet foi sobre os investimentos em práticas voltadas à sustentabilidade que, além de trazer novos hábitos para o dia a dia da corporação, contribuem para a redução dos impactos no meio ambiente. Um exemplo é a possibilidade de trabalho remoto. “Temos implementado tecnologias para o colaborador viajar menos e quanto menos ele utilizar o carro, menor a emissão de dióxido de carbono”, exemplificou o palestrante.

E as inovações não param. De acordo com Fernando Miyoshi, a implementação de melhorias no ambiente de trabalho só é possível com pesquisas periódicas e controle diário dos espaços gerenciados pela área de Workplace da Accenture.