Inteligência de Mercado no setor de Real Estate é tema do encontro de outubro

Mitigar riscos é uma das grandes vantagens de quem investe em Inteligência de Mercado. Está foi uma das questões centrais da palestra apresentada no encontro do dia 27 de outubro da CoreNet, realizado na Oracle Brasil, em São Paulo, e contou com a presença do presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

O executivo é Engenheiro com cursos de Bioengenharia na Strathclide University, em Glasgow (ESC) e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador da Urban Systems, empresa de Soluções Estratégicas e Inteligência de Mercado, especializada em planos de desenvolvimento de cidades e negócios imobiliários, Thomaz atua ainda como consultor de lógica urbana do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU-USP).

“A abordagem é sobre o que é Inteligência de Mercado em termos de planejamento estratégico e de desenvolvimento, principalmente de desenvolvimento de longo prazo, os quais contribuem para mitigar riscos”, destacou Thomas em entrevista à assessoria de imprensa da CoreNet.

Segundo ele, hoje o mercado fica muito mais ‘estreito’, sofisticado e não permite muita margem de erro. “Planejar, estruturar e fazer todo o volume de informação que mitigue boa parte destes riscos, é o foco do nosso trabalho, que antecede o produto e ajuda os proprietários a gerirem seus patrimônios com um pouco mais de profissionalismo e informação a respeito daquilo que impacta direta ou indiretamente no sucesso do empreendimento”, destacou.

O palestrante citou o trabalho de estudos realizados em mais 900 cidades brasileiras, com recortes de possibilidades de negócios, no sentido de entender a dinâmica dos municípios, através da análise dos planos socioeconômico, comportamental e de negócios. Entre os dados avaliados estão: perfil demográfico, renda, faixa etária, quantidade de domicílios, estabelecimentos comerciais e de apoio, polos, centralidades e acessibilidade, assim como a análise da concorrência no mercado imobiliário local. “É preciso ‘varrer’ informações e também os comportamentos de cada cidade. O risco acompanha a somatória de todas essas informações”.

Assim como nos encontros dos últimos meses, foi mencionada a dificuldade do mercado imobiliário corporativo, que enfrenta alto valor do metro quadrado, alta vacância e preços ‘achatados’ em meio ao cenário de pessimismo da economia brasileira que mantém aumento do índice de desemprego, cenário político instável e a retomada da economia ainda a passos lentos. “O mercado imobiliário é cíclico e impactado pelo cenário econômico”, destacou o executivo.

Thomaz lembrou das diferentes formas de investir no mercado imobiliário que dependem, principalmente, do capital do investidor e do tempo disponível para a administração dos negócios.

Como mensagem final, o profissional da Urban Systems destacou a importância de entendermos as demandas para oferecermos produtos que preencham os vazios dos públicos envolvidos e, assim, obter um retorno positivo nos projetos desenvolvidos.